top of page
Buscar

Golem Arcana

  • Jack Explicador
  • 9 de out. de 2015
  • 4 min de leitura



Golem Arcana é um clássico jogo de combate de miniaturas para dois jogadores, que utiliza mecânicas semelhantes à de jogos como Warhammer 40k ou AT-43. Linha de visão, alcance de armas, bônus e penalidades de terrenos, está tudo ali. Golem Arcana foi um projeto bastante original e audacioso financiado em 2013 no KickStarter pela Herebrained Schemes, empresa criada por Jordan Weisman, criador de BattleTech, MageKnight, HeroClix, Shadowrun, Crimson Skies, MechWarrior, e muitos outros Miniature Games. A empresa sugeria a integração de tecnologia digital para nossos tão amados jogos analógicos. A proposta fez muita gente torcer o nariz. Eu mesmo não conseguia visualizar como um tablet poderia ser útil em meus jogos. Afinal, viemos para os jogos analógicos como uma opção aversa aos videogames e sua massiva exposição anti-social. Mas, mesmo os videogames estão mudando, ficando mais interativos e cooperativos. Resolvi dar uma chance ao híbrido.



Logo de cara, o jogo base impressiona bastante. As seis miniaturas pintadas são belíssimas e eu nunca havia visto tabuleiros tão bem acabados e resistentes. Tive a oportunidade de conhecer algumas expansões e tem muita coisa chegando por aí. A Herebrained Schemes arrecadou mais de 500 mil dólares na campanha do KickStarter e está investindo pesado na franquia.

Regras

Para minha surpresa, Golem Arcana se mostrou ser um sólido Miniature Game, com regras equilibradas e dinâmicas. Cada jogador assume o controle sobre uma tropa diferente. Facções míticas de um mundo perdido, cheio de magia e tecnologias ancestrais. Seu exército de criaturas gigantescas, feitas de metal, fogo e elementos da natureza, controladas, ou cavalgadas, por poderosos Cavaleiros Magos. Cada jogador monta seu exército obedecendo certas afiliações e quantidade de pontos. As diferentes missões irão definir as condições de vitória, que poderão ser simplesmente eliminar o exército inimigo, coletar um número específico de "Mana" sobre o tabuleiro, ou conquistar uma região no mapa. Os combates acontecem em turnos ecada jogador terá um número específico de Pontos de Ação para gastar em seu turno. Estes pontos de ação deverão ser gastos para ativar toda a sua tropa. Pontos serão gastos para movimentar os Golens, ativar o poder de algum Cavaleiro ou lançar algum ataque. Cada Golem vem com uma carta contendo todas as suas estatísticas e poderes . Os combates são realizados com base em percentual de acerto, e sim, ainda se rola dados, dois d10, um para dezena e outro para unidade. Uma continha simples, que leva em consideração a potência do ataque, menos a força de defesa do alvo, mais ou menos, qualquer variação de distância e tipo de terreno.

Estes são conceitos muito conhecidos para jogadores mais experientes de Miniature Games, mas podem dar um nó na cabeça de muitos boardgamers. Muitas tabelas para consultar antes de cada ataque, medir, com muita precisão, a distância com sua reguinha e ver se dá para acertar um adversário que diz estar parcialmente protegido atrás de uma moita. Sim, isso pode ser uma experiência muito traumática para novos jogadores. É aí que entra a tecnologia digital. A magia do Tabletop Digital Interface (TDI), uma caneta Stylus com Bluetooth, mantém o App sincronizado às ações no tabuleiro. Os jogadores movem seus Golens e lançam seus ataques ao tocar a base das miniaturas (ou as cartas) e o tabuleiro com a Caneta Stylus que acompanha o jogo base.

A caneta TDI utiliza uma pequena câmera de infravermelho para ler microcodes que são impressos de forma invisível por cima dos ícones e valores nas bases das miniaturas e sobre a arte do terreno das regiões do tabuleiro. O TDI transmite os microcodes para o aplicativo do Golem Arcana (em execução no seu smartphone ou tablet) via Bluetooth.


O App agiliza o gameplay, agindo como uma espécie de árbitro. Ele lembra e julga as regras, além de cuidar de toda a contabilidade e matemática necessárias para dinamizar a partida. Pontos de vida, poderes exauridos e medições para “linha de visão”, estão todos ao alcance de um toque na tela. O aplicativo também oferece alguns recursos que nunca foram possíveis em um jogo de tabuleiro, como acrescentar novos poderes aos Golens ou criar novos desafios para as missões. Segredos e surpresas desconhecidos para qualquer um dos ogadores poderá saltar durante o jogo. Tropeçar em informações escondidas e missões secretas. Descobrir (e conversar!) com não-jogadores, personagens que podem alterar o curso de uma batalha. Todos estes upgrades são possíveis e a Herebrained Schemes vem atualizando o App regularmente. Uma missão poderá ser modificada ou atualizada, criando um novo equilíbrio à aventura.



Opinião

A experiência é realmente fascinante, mas me peguei muitas vezes olhando mais para a tela do tablet do que para o tabuleiro. Talvez por estar aprendendo, ou simplesmente por não estar acostumado com esta dinâmica de videogames. Meu filho de 9 anos pegou a manha muito mais rápido do que eu. Outra coisa que me atrapalhou no início, foi a inexistência de um Manual de Regras impresso. A proposta do jogo, assim como em todos os videogames, é a de tutoriais através de missões iniciais, onde as regras vão sendo apresentadas aos poucos. Um prato cheio para quem não gosta de ler. Eu senti muita falta. Quando estou aprendendo um novo jogo, costumo andar com o manual de baixo do braço. O cheiro da tinta impressa me anima. Não é a mesma coisa, e acabei perdendo o tablet no banheiro de casa. Acredito, que com um pouco mais de experiência no jogo, o App funcionará como uma espécie de placar eletrônico, apresentando a informação que você precisa, quando você precisar dela. A tecnologia veio para ficar. A curto prazo, as principais empresas do ramo criarão setores de desenvolvimento para evoluir esta integração digital. Juntamente com jogos como X-Wing ou Attack Wing, vejo Golem Arcana como um excelente “Gateway” (porta de entrada) para trazer bordgamers para o misterioso mundo dos Miniature Games, e talvez, apenas talvez, videogamers para a mesa de jogos. Minhas expectativas iniciais estavam totalmente erradas sobre este jogo. Que bom!



 
 
 

Comentários


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 por pLuz Consultoria Criativa - Todos os direitos reservados

bottom of page